Chico Chagas – O internacional

 Nascido em 9 de Maio de 1961, era 1976 quando Francisco das Chagas do Nascimento Mendonça trabalhava como locutor num evento com evento da aparelhagem 5ª Dimensão quando  os radialistas Estefânio Nauar e Carlos Castro, empolgados com o desembaraço do rapaz, convidaram-no para ingressar na Rádio Liberal, como repórter policial.
Depois Carlos Cidon o levou para a equipe esportiva. Na 1330, Chico Chagas se destacou como ponta de gol. E com a saída de Raimundo Lima da Equipe Legal, passou a bater ponto como setorista do Paysandu, mas também trabalhou no dia-a-dia de Remo e Tuna Luso.
Chamado “Don Thico” pelo empresário argentino Raul Aguilera, passou por várias emissoras ao longo de quase 40 anos de carreira: Marajaoara, Clube, Maguari, Metropolitana e Timbiras de São Luís-Ma.  
Na “Poderosa”, Chico apresentou por 14 anos o programa “As Ultimas do Esporte”, criado por Claudio Guimaraes. Ele chegou a cobrir jogos da seleção brasileira de futebol em amistosos oficiais, Copas das Confederações e Copas Américas. Também conheceu países da Europa e Arábia Saudita. Tantas viagens pela Radio Clube lhe renderam o apelido de “o Internacional”.
Entre idas e vindas, são quatro vezes na Marajoara. Ao longo de sua carreira a convivência com nomes como Ronaldo Porto, Jurandir Bonifácio, Guilherme Guerreiro e Carlos Santos resultaram em aprendizado na profissão. Tanto que Chagas é hoje um dos maiores nomes do rádio esportivo paraense. 
Atualmente, Chico está no "Timaço da Vitória", comandado por Jorge Luís, na Metropolitana FM. Chico faleceu no PSM da 14 de Março em 31 de Janeiro de 2020.

Comentários

  1. Dá saudades das "Últimas do Esporte " com o Dom Chico, pessoal agradável e receptiva.
    Este blog poderia também explorar um pouco da vida do grande comunicador Estefânio Nauar. Salvo engano, ele apresentava um programa logo cedo na Liberal AM, no final dos anos 90...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que aconteceu com o Estefânio Nauar?, fui ouvinte dele nos anos 80.

      Excluir
    2. Ainda não tenho completa a pesquisa sobre ele. Mas em pouco tempo estarei publicando aqui.

      Excluir
    3. Já no ar o PONTA DE GOL (www.pontadegol.com.br).O memorial do rádio esportivo e do futebol paraense do passado.Mandem suas contribuiçoes: fotos antigas, videos, gravações de narradores, comentaristas e repórteres(vivos ou não).Sou aberto às críticas mas totalmente avesso às ofensas.Por isso deixei o face.Prometo renovar as noticias semanalmente.

      Excluir
  2. Endereço correto do blog: www.pontadegol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o locutor esportivo ainda está vivo. Gostaria de mostrar.para a minha esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ele faleceu dia 31.01.2020, era pai de uma amiga minha,grande Chico Chagas

      Excluir
  4. Gostaria de saber se o locutor esportivo Chico chagas. O vulgo D.thico. o internacional ainda está vivo.

    ResponderExcluir
  5. Também gostaria de saber sobre o Chico, é meu conhecido quando vinha por Marapanim onde moro, à convite do Raimundinho Enéas do Guarany.Grande Comunicador. (Mestre Eber Costa)

    ResponderExcluir
  6. Hamilton Pinheiro foi um grande jornalista dos anos 60 e 70

    ResponderExcluir
  7. O estafanio nauar ainda e vivo? Pois esses grandes nomes do rádio paraense estão esquecidos.

    ResponderExcluir
  8. Tive a oportunidade de conhece-lo ainda como locutor de aparelhagens. Tornou-se um radialista competente que fez da autenticidade sua maior marca. Meus sentimentos à família dele.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de nao ter obtido resposta para o meu comentario anterior, lamento ficar sabendo hj através da transmissao da tv cultura no inicio de sua cobertura no mangueirao para remo e independente, do falecimento desse nobre homem de comunicação que foi o Chico. Que Deus dê Paz A Sua Alma.

    ResponderExcluir
  10. Estafanio nauar ainda e vivo?bete dopaso? Ouvia eles na decada de 90 no interior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio