quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Nonato Cavalcante - O Sabe Tudo

 Raimundo Nonato Cavalcante Nascimento nasceu em Traquateua ( que era Vila de Bragança) em 14 de Agosto de 1953. Começou no rádio quando venceu, em primeiro lugar, um concurso de locução na Rádio Educadora de Bragança. Tinha 21 anos quando chegou à Belém para ingressar no Jornalismo da Rádio Marajoara, pertencente aos Diários Associados. Nessa época a constelação da emissora tinha Ronaldo Pastor, Geraldo Magela, Paulo Ferrer, Gilberto Martins, entre outros. 
Ali passou um mês até se transferir para a Rádio Liberal no departamento de esportes. A equipe chefiada pelo narrador esportivo Jayme Bastos tinha o comentarista Grimoaldo Soares, Guarany Júnior e Raimundo Lima no BTP e os Pontas de Gol eram Edson Matoso e o recém chegado Nonato Cavalcante.
No ano seguinte retornou ao time da Super Marajoara mas para os departamentos de Esporte e o de Jornalismo. Ali trabalhou de 1975 até o início de 1981. Naquele ano a emissora foi vendida e Cavalcante se transferiu para recém inaugurada Rádio Cultura, então funcionando em Marituba.
Era Janeiro de 1982  quando foi levado por Ronald Pastor à Rádio Liberal. Mas em 1986, convidado pelo finado Cepeda, voltou à Rádio Marajoara, já de propriedade de Carlos Santos.
Então diretor de programação da Rádio Marajoara, Cepeda
levou Nonato Cavalcante para emissora de Carlos Santos em 1986
Em Dezembro de 1994 participou da maior reviravolta no rádio paraense quando foi contratado pela para a Rádio Clube, então última colocada no Ibope. Depois da contratação de Nonato Cavalcante vieram outros nomes como Guilherme Guerreiro no esporte ( que assim como Nonato, trouxe consigo um timaço de radialistas) e a emissora passou a crescer no gosto popular e desde então se mantém líder absoluta entre os ouvintes.

Clube da Manhã


No caso de Nonato Cavalcante, de emissora nova, já como Diretor de Jornalismo, criou o Clube da Manhã. E no primeiro ano Costa Filho, na Rádio Liberal, ainda era o preferido dos ouvintes. No ano seguinte, porém, o Clube da Manhã conquistou o primeiro lugar na audiência e nunca mais deixou este posto.
“Bom dia, Belém! Bom dia, Pará! Bom dia, Brasil! Bom dia, Mundo!”. É com esta saudação vigorosa, diariamente, de segunda a sexta, à partir das sete horas, que Nonato Cavalcante abre a programação jornalística investigativa de sua equipe de redatores, locutores e rádio-repórteres com o programa "Clube da Manhã". Programa jornalistico com comentários, análises dos conhecimentos do dia-a-dia, informações sobre trânsito da cidade, economia, política, horóscopo e entrevistas que fazem o jornalismo da Rádio Clube dar um banho de liderança e aceitação popular. Isso porque, como sempre afirma Nonato Cavalcante, "aqui, definitivamente, você sabe tudo". Por esta expressão que Nonato ganhou o apelido de "Sabe Tudo" do "Repórter de Todos do Tempos", Carlos Estácio.

7 comentários:

  1. Sou técnico em pesquisa de opinião e queria que você fizesse um comentário em cima da amostra que o Instituto Paraná fez recentemente...amostra mistura o norte com o centro oeste...equívoco está no site deles é so aferir

    ResponderExcluir
  2. Sou fã incondicional do clube da manhã com nonato Cavalcante, que pra min, decididamente, e o melhor radialista do norte e nordeste do Brasil, e tenho dito

    ResponderExcluir
  3. Escuto a rádio clube à cerca de 30 anos já morei em Belém, na Francisco Monteiro, onde mora até hoje minha mãe, resido em Tucuruí desde 1985. Gostaria de saber como posso receber a matéria sobre a delação que o Nonato leu hoje 22/05, no seu programa de um renomado doutor em direito, certo de vossa atenção, agradeço. Heldem Souza.

    ResponderExcluir
  4. A pergunta que não quer calar,Nonato já que tu és o "Sabe tudo",na radiofonia do Pará,porque tu não falas mais do Jader Barbalho,lembra quando trabalhava na Rádio Marajoara,tua língua era afiada,vou clarear tua memória, lembra na sala de jornalismo ou naquele boteco na rua Campos Sales canto da Ó de Almeida,tu só chamava de Ladrão da SUDAM e do Banpará,enriquecimento ilícito e outras mazelas.Hoje trocaste o teu veneno,agora é o Jatene.Porque tu mudaste de opinião,se o Jader barbalho continua como corrupto na lava jato?Meu nome é edu trabalhei no ramo fonográfico pela RCA Victor e conheço todos vcs.qualquer coisa meu telefone é 98131-6462.Perguntar não ofendi.

    ResponderExcluir