Agenor Santos - o Trovão

Agenor Santos fazia parte da propaganda volante do senhor Raul dos Santos Ferreira que era chamado de “senhor rauland”, “a voz de ouro do Pará”, “o som da Amazônia”, amplificando a emoção dos paraenses. Embora já tivesse um nome consagrado em rádio AM, Santos era famoso também por este trabalho de comunicação fora do ar, no caso a cobertura da sonorização de “poste” do evento religioso o “Arraial de Nazaré” onde a marca dos Ferreira era conhecida como “Rauland: A voz de Nazaré”. Junto com os filhos e o irmão de Raul Ferreira, o comunicador dirigia o evento dentro do espaço físico onde se instalavam (e se instalam), os parques de diversões às proximidades da Basílica e do Centro Arquitetônico de Nazaré. Talvez, nem se desse conta de que estava dando ignição a um dos mais tradicionais Grupos de Comunicação do estado do Pará. Ali nascia a Rauland, a primeira FM do Pará e sendo praticamente um membro da família o “Caboco Agenor”, como foi apelidado pelo patrão foi responsável, junto com outros nomes a fazer na FM uma programação de AM, com utilidade pública e musicas populares. Santos já tinha a experiência da Rádio Clube onde fez muito sucesso na década de 70 com sua voz marcante e apresentação popular.
Afinal, até então, as FMs mantinham na programação musical MPB, música internacional, etc. E foi com esta “nova onda” que a Rauland já chegou conquistando ouvintes e Santos fez parte de todo esse processo histórico. Apesar de que nesse período a Guajará que também tinha passado para FM, também tentava popularizar sua programação, a emissora dos Ferreira era imbatível pela aposta em nomes experientes como, além de Agenor Santos, Edson Matoso e Kzan Lourenço. 
Além da Rauland, Agenor Santos também passou pelas Rádios Marajaora e Clube. Seu falecimento precoce deixou um vazio no rádio que até hoje não foi superado, embora amenizado pela recente ascensão do seu filho, também Agenor Santos, que na apresentação do programa de maior audiência da TV paraense tras a recordação do “Caboco” de talento incomparável na comunicação.
Atualmente, o filho do "Caboco" faz sucesso como apresentador de TV e rádio, de mesmo nome, o jovem não esconde o orgulho do pai, Agenor Santos.

Comentários

  1. foi ouvinte da voz maravilhosa do pai Agenor santos hoje com orgulho do filho .

    ResponderExcluir
  2. Parabens Agenor Filho, tive a honra de conhecer e conviver com seu pai.

    ResponderExcluir
  3. Agenor Santos foi um grande radialista da radiofonia paraense.Eu o conheci nos anos 70, na Rádio Clube do Pará e tinha uma voz espetacular. depois, ele foi para a rádio Rauland.
    O Agenor Santos foi um grande empreendedor na Radiofonia paraense.
    Assistindo o jornal da Record, e vi um jovem repórter com o mesmo nome e parecido, resolvir pesquisar.
    Parabéns Agenor filho, sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio