"Qual é o nome deeeeeeeeeeeeeele? Ventinho


Raimundo Nascimento Farias é um gigante de pouco mais de um metro e meio e mais de 70 anos de idade. Conhecido como “Ventinho”, esta figura franzina já faz parte do folclore do rádio paraense através de vinhetas inesquecíveis nas transmissões da Rádio Clube. “Quem fez o gol, heiinnn, garoto?”, “Eu chooooroooo…”, “Cara bacana, heinnn?” são jargões no dia-a-dia da torcida paraense. 
Era 1963 quando Ventinho começou a trabalhar em rádio. Naquela época ele trabalhava com o Carlos Estácio e com o Fontes Filho (já falecido). Desde então, está no lugar onde gosta de trabalhar, no setor de esporte da Rádio Clube. Além do trabalho de serviços gerais na Rádio Clube, Raimundo recebeu a missão de percorrer diversos bairros de Belém para pegar resultados de jogos a serem noticiados na própria Clube ou no jornal Diário do Pará.
Na década de 70 Ventinho participou de programas de sucesso na Rádio Clube, entre eles: “Regatão vem aí” e “Improviso, a fórmula 1 do sucesso”, ambos de Jacy Duarte. Também tinha “Waldir Show e Alegria” , apresentado por Waldir Araújo nas madrugadas. Esses programas tinham grande audiência tanto na capital quanto no interior.
Sempre pela PRC5 Ventinho também trabalhou na década de 70 o saudoso Agenor Santos. Depois com Kzan Lourenço (também já falecido), que saiu da rádio e foi pra São Paulo fazer o programa do Azanbuja. Depois ele ficou fazendo o programa com o Waldir Araújo, depois Waldir Araújo cedeu essa parte pro nosso Agenor Santos.
Humilde, trabalhador, atencioso com todos e educadíssimo ao ponto de ir a redação do Diário do Pará, por exemplo, e cumprimentar todos os profissionais de mesa em mesa, assim é Ventinho. E desta forma simples já escreveu seu nome na história do rádio paraense.

Comentários

  1. Bom dia..
    Parabens ao idealizador deste BLOG. Retornei a minha infancia da decada de 70. Lembrancas marcantes... Memorias que somente um trabalho como este pode ser resgatado e dado importancia a estes profissionais que em decadas passadas tinham seu espaço garantido, hoje infelizmente subtraido pela midia digital.
    Estou longe da nossa terrinha a 20 anos mas, entrei no tunel do tempo e voltei a minhas origens.
    abraços a todos.. e continuem trabalhando neste projeto.
    ANTONIO BLANCO ACIOLI LINS

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Temos a honra de tê-lo como parente. É primo de meu pai, sangue do meu sangue. É um Farias que nos orgulha muito! Fernando Farias,São Paulo, 25-08-2017.

    ResponderExcluir
  4. Conheço esse pequeno monstro do rádio paraense, desde os velhos tempos do programa "0Regatão Vem Ai" de Jacy Duarte, cuja amizade com este na parceria do saudoso operador de áudio Lourival Tetéia levou me, a criar um baile junino na nossa terra do carmbó Marapanim, batizado em "Forró do Regatão" Alegria da Populaçâo que iniciou se em junho de 1984 e teve sua ultima edição na quadra junina de 2003 durando 19 anos de tradição.Nesse contexto, levavamos o Jacy como mestre e convidado de honra e outros baluartes do rádio daquela época saudosa, além de cantores que estavam ainda no auge como: O poprio Coroné Virgulino, Vavá da Matinha, kacito Santos, Roberto Vilar e etc.

    ResponderExcluir
  5. Ventinho! você um grande simbolo do nosso rádio. Alegro-me com suas intervenções. Alberto - BLM-PA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio