Hamilton Pinheiro - "Comandante HP"

 


Hamilton Pinheiro da Costa nasceu em Nova Timboteua no dia 19 de Abril de 1948. No rádio, ele foi plantonista esportivo, dividindo com Zaire Filho a apresentação de programas especiais aos domingo, com audiências elevadas. Profissional completo, Hamilton marcou com memorável atuação sua passagem também pelo telejornalismo e por assessorias de imprensa. . Sua primeira passagem pela Rádio Cultura foi entre 1984 e 1995, retornando à casa em 2006.A presença marcante nas chefias dos meios de comunicação paraenses lhe rendeu o apelido de "Comandante HP". 

Hamilton Pinheiro ia completar este ano 50 anos de jornalismo e 65 de vida. Muito querido pelos amigos, tinha como frase de efeito “Prossiga, Comandante!” que ganhou até comunidade no Orkut.
O jornalista e radialista HP foi gerente de jornalismo da Rádio Cultura do Pará. Ele faleceu em 10 de Janeiro de 2012. Hamilton sofria de problemas pulmonares provenientes de uma pneumonia que teve em dezembro de 2011. Desde a doença, o jornalista vinha fazendo tratamento. No final da tarde anterior ao dia de sua morte ele se sentiu mal e foi hospitalizado, falecendo por volta das 3h30.
Hamilton Pinheiro deixou dois filhos e um legado de 43 anos no jornalismo paraense e respeito de colegas de profissão. O jornalista Tito Barata, por exemplo, comentou através do seu perfil @titobarata: “Hamilton Pinheiro era da velha escola de radialistas que revelou bons talentos no Pará. Além de rádio, também entendia de telejornalismo”. Já presidente da Rede Cultura de Comunicação, Adelaide Oliveira, lamentou a morte do jornalista. “Hamilton era uma pessoa que sabia agregar, mesmo aposentado e doente estava sempre presente na redação”. “O jornalismo paraense perdeu um grande profissional”, destacou o diretor da Rádio Cultura, Edson Matoso. “Ele foi um grande professor e sua morte deixa uma grande lacuna no jornalismo paraense” lamentou o radialista José Vieira.
 

Fonte: Dol e Portal Cultura 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio