João Santiago - Coroné Virgulino e muitos outros personagens hilários


João Santiago da Silva é o tipo humorista profissional que faz sucesso no rádio e que se estivesse no eixo Rio-São Paulo seria um fenômeno do humor nacional. Nascido em 7 de fevereiro de 1958 na Cidade Modelo, Castanhal, João Santiago teve numa admiração de fã a inspiração para seu personagem mais famoso, o Coroné Virgulino. Ele recorda que de tanto ouvir as músicas engraçadas do saudoso Coronel Ludugero acabou aprendendo a imitar o ídolo e esta imitação era utilizada para animar festas de aparelhagens que ele apresentava no interior, o que lhe rendeu uma vaga na emissora da cidade.

O rei do humor no Pará

Santiago conciliava o programa de rádio e as festas de aparelhagem com várias outras atividades (motorista de ônibus e caminhão, cobrador de ônibus, palhaço de circo mambembe) e foi assim que recebeu em 1985 o convide para apresentar um comício do então candidato a prefeito Maximino Porpino. Neste dia ele caprichou no show onde além de cantar as músicas do Coroné Virgulino, apresentou suas outras criações, hoje, sinônimos de bordões e muitas risadas nas tardes da Rádio Clube AM: o índio ( hoje Cacique Cara de Pau), Pivazinha, , Vovó Antonia, Joãozinho, Padre Giovani.

Mudança de vida no comício


Após o comício recebeu o convite do então candidato a deputado estadual Nuno Miranda que prometeu lhe apresentar para Luiz Guilherme Barbalho da Rádio Clube. “Ele achava que eu faria sucesso no rádio de Belém. Na hora não liguei muito, mas de tanto ele (Nuno) insistir ligando para casa da minha sogra acabei aceitando o convite para vir pra capital tentar a sorte”, conta ele afirmando, ainda: “Na portaria da rádio fiquei esperando de 8h as 12h para falar com o Luiz Guilherme Barbalho. Foi quando o Adamor Filho ( um dos maiores nomes do rádio policial paraense) chegou e me perguntou o que eu fazia ali e ao responder ele me mandou entrar com ele e me ajudou nos testes”. Ali iniciava uma trajetória marcante no rádio deste humorisata que passou ainda pela Rauland, Liberal, Marajoara AM. “Mas em Fevereiro de 1999 voltei à Rádio Clube, onde permaneço até hoje fazendo também participações em vários programas do grupo RBA ao lado de Marcio Rabelo e Aldrin Gonçalves na 99FM e fazendo shows, principalmente na época Junina”.
Ele também esteve na televisão por anos ao lado de Luis Eduardo Anaice, Capacidade e Bobo. 






Comentários

  1. Oh xente o corone virgulino e um cabra porreta viva corone virgulino

    ResponderExcluir
  2. procuro incessantemente a musica junia o sabonete e não consigo achar,socorro,quem pode me ajudar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”

Eloy Santos - O Rei do Rádio