Eloy Santos - O Rei do Rádio

Começou sua carreira radiofônica aos 17 anos, no serviço de auto-falante de rua da Rádio Rauland FM na década de 50. Esse era o trabalho de Eloy no horário da manhã, à noite trabalhava como taxista. A partir da década de 60, já na Rádio Clube do Pará, Eloy ingressou no programa “Calendário Social Brasil” , e tempos depois passou a apresentar o “Crônica Social”, fazendo o registro de aniversários, casamentos e outros acontecimentos sociais; ambos os programas fizeram grande sucesso.

Eloy foi destaque em todas as rádios que trabalhou, como Marajoara, Liberal e Rádio Clube. Sempre polêmico, atuou em programas como: “Eloy Santos Show” e “A hora e a vez do boêmio”.
Paralelamente ao rádio, Eloy atuava na política: em 1982 foi eleito deputado estadual e 1988 vereador. Mesmo tendo ocupado cargos políticos somente na década de 80, seu ingresso na política veio antes. Na década de 70 o radialista filiou-se à ARENA, partido do então governador do Estado. Desde que recebera o primeiro cargo político, Eloy modificou seu estilo no rádio: o caráter descompromissado deu lugar a uma forte conotação política.
Eloy viveu no período do rádio belenense que ainda não vigorava a lei 9.504, que afasta os comunicadores (que são candidatos a cargos políticos) de seus programas três meses antes das eleições. Lei essa que, segundo o próprio Eloy, o impediu de assumir uma vaga na Câmara Municipal de Belém nas eleições de 2000. Eloy atuou ainda como dirigente do Sindicato dos Radialistas do Pará no início da década de 90
O radialista foi morto após um acidente na Avenida Alcindo Cacela, próximo da Avenida Pedro Miranda, por volta do meio-dia em 04 de Abril de 2007. Eloy foi atropelado por um motociclista, que não prestou socorro, de acordo com testemunhas. Ele chegou a ser levado para um Hospital particular de emergência na Doca de Souza Franco, mas não resistiu ao traumatismo craniano.


Fonte: O LIVRO O PARÁ NAS ONDAS DO RÁDIO - O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Luciana Miranda Costa, da Faculdade de Comunicação da UFPA - apoio do PROINT/UFPA








Comentários

  1. Ele e meu avô, nunca tive a oportunidade de conhecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele foi muito bom locutor, fui seu ouvinte e eleitor, sempre admirei o trabalho de seu avô

      Excluir
    2. Convivir com o Eloy por mais de 20 anos conheço toda sua estória pois trabalhei com ele eu era um assessor partícula do Rei do Rádio

      Excluir
  2. Grande proficional eloy.santos .adorava seus programas.

    ResponderExcluir
  3. Quem lembra a música de abertura do programa hora é vez do boêmio...

    ResponderExcluir
  4. Um programa que falava,de amor,de canções,de você!"A hora e a vez do boêmio"

    ResponderExcluir
  5. Excelente profissional, lembro da minha mocidade, recordações saudosas. Estou longe de Belém, há mais de 30 anos. Lembro muito bem deste amado radialista.

    ResponderExcluir
  6. Grande radialista, acompanhei seus programas nas décadas de 60 até seu último. Saudades!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Luís Eduardo Anaice - O repórter

Adamor Filho – “O Danado”